USP São Carlos 24 anos depois. Trotes hostis de hoje são uma vergonha

http://youtu.be/9Pr8bKedmVc

Quem assiste a este video e foi aluno de São Carlos como eu reconhece facilmente que trata-se das instalações do CAASO, o centro acadêmico da USP, palco das festas, mas também das assembléias de greves. Difícil é reconhecer nos alunos, calouros e veteranos, alguma semelhança com os anos 80. Li hoje o artigo sobre o vandalismo dos veteranos e fiquei indignada:

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidiano/96502-usp-apura-hostilidade-a-feministas-em-trote.shtml

Quando entrei em 85 existia já o tal desfile no palco, mas limitava-se a uma breve entrevista ao microfone, nome, de onde era, se tinha ou não namorado. Até pediam para dar uma voltinha, mas muitas não se dobravam. Lógico que éramos minoria. Na minha turma de engenharia só tinha eu de mulher. Hoje mudou muito e a mulher tomou um espaço grande. Parte dos homens pode sentir-se ameaçado e somado à bebida, à imaturidade e ao incentivo dos colegas utiliza-se das únicas armas que o diferenciam da mulher. A falta de respeito com as colegas é evidente e hoje na posição de mãe de uma pré-vestibulanda, sinto muito pelo que minha fiha possa presenciar. Fruto do individualismo pós-moderno, o outro visto apenas como concorrente, é hostilizado e diminuído. Do contrário, tivessem a maturidade dos anos que virão poderiam reconhecer no outro potenciais amigos, aqueles para a vida toda, para reencontrar todos os anos, para rememorar as boas lembranças dos tempos que não tinham responsabilidades, somente o tempo a seu favor, um Campus maravilhoso como o de São Carlos, para conviverem durante 5 anos e tirarem de lá lições de vida, principalmente. Ter a vida pela frente e a gratidão pelas pessoas que o ajudaram a ter o privilégio de estudar em uma universidade pública, dentre as melhores do mundo. Lamentável!

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Histórias, internet, Notícias

Uma resposta para “USP São Carlos 24 anos depois. Trotes hostis de hoje são uma vergonha

  1. Milan Trsic

    Cara Daniela:

    Você não consegue se librar de mim!. Agora descobri este blog.

    Dentre as causas você esquece: A IMPUNIDADE. Você pensa que alguém será punido. Existe um Prefeito, nomeado pelo Reitor. Mas: 1) Pouco lhe importa o que aconteceu; 2) Tem medo de encrenca.

    Veja: na mesma época, uma jovem de trinta anos, fazendo doutorado em Matemática no ICMC é morta pela queda de um ramo de árvore, dentro da cantina do ICMC. E os sonhos dessa moça?, e o amor de sua mãe? Fatalidade? Todos sabemos que as árvores devem ser podadas periodicamente. Posso lhe garantir, cara Daniela, ninguém será responsabilizado.

    Abraço

    Milan Trsic

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s